A minha irmã veio com esta receita para casa e com uma fatia de bolo que eu adorei.
indicações:
A massa que é dada não pode ir ao frigorífico
Dizem que este Pão traz Boa Sorte a toda a família.
Aquele que o coze tem um desejo realizado
Apenas se deve fazer este pão uma vez na vida
Começa na 2ª feira e demora a semana toda a fazer de acordo com as seguintes indicações:
Colocar a massa numa taça grande de vidro e cobrir com um pano de cozinha. Só pode mexer com uma colher de pau, nunca com talheres de metal, ou com as mãos e só quando mandar.
Segunda-feira: Juntem 250 gramas de açúcar. Não mexam.
Terça-feira: Juntem 250 ml de leite fervido e arrefecido. Não mexam.
Quarta-feira: Juntem 250 gramas de farinha. Não mexam.
Quinta-feira: Podem finalmente mexer tudo (com a colher de pau, não se esqueçam).
Sexta-feira: Juntem 250 gramas de açúcar, 250 gramas de farinha e 250 ml de leite fervido e arrefecido. Mexam tudo e dividam em quatro porções. Três delas devem ser colocadas em frascos para depois serem passadas às próximas vítimas. A quarta é para o nosso pão.
A massa deve ser entregue até segunda-feira.
Sábado: À quarta porção juntem 250 gramas de farinha, meia colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de fermento em pó, 3 ovos e 250 ml de óleo.
Depois, sobre os ingredientes que faltam, a receita que me passaram indicava que se deviam juntar pedaços de maçã, meia colher de sopa de canela, três punhados de passas, raspas de chocolate e nozes picadas grosseiramente. Eu aldrabei um bocadinho porque o meu instinto de doceira me disse para o fazer (chocolate numa receita tão tradicional como esta não me pareceu nada bem).
Coloquem a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e levem ao forno aquecido a 180º durante mais ou menos 40 minutos. Vão testando com o palito a partir dos 30 e se o bolo estiver a ficar muito escuro no topo cubram-o com papel de alumínio até cozer.
Sem comentários:
Enviar um comentário